Contador para quê?

Primavera e contabilidade

Hoje é o primeiro dia de primavera. E dia do contador. Oficialmente hoje é dia do contador porque foi nessa data que, em 1945 na UFMG, foi criado o curso de bacharel em Ciências Contábeis. Porém, ser primavera no mesmo dia parece ser bem adequado.

Para muitos empreendedores – em especial os que estão começando seus negócios – um contador pode parecer apenas um custo, um fardo “injusto” que uma microempresa precisa “sustentar”. Uma imposição do governo, uma vez que, excluindo-se o MEI, todas as outras modalidade de empresas são obrigadas a ter um contador responsável.

O que faz um contador?

O que um empreendedor iniciante não percebe é que as regras são extremamente complexas. Há uma série de obrigações que, se não forem cumpridas corretamente, podem acarretar gastos e custos desnecessários. Conhecer todas essas obrigações e saber como lidar com elas, para quem não é contador, seria um desperdício enorme de tempo e energia, levando ao desvio do seu foco principal, que deveria ser o seu negócio. Sem contar o risco de errar ao tentar cuidar sozinho de sua contabilidade sem os conhecimentos necessários para isso.

Contabilidade Estratégica

Faz parte da função de todo contador analisar e indicar os melhores caminhos para que o seu negócio prospere, cresça de forma saudável. Mas alguns, com perfil mais empreendedor, podem ir além, sabendo medir o quanto seus clientes precisam de apoio nas decisões, adequando-se às necessidades específicas de cada negócio. Verdadeiros parceiros. Se o empreendedor estiver aberto para ouvir as sugestões de seu contador poderá ampliar sua visão para ângulos que provavelmente não estavam previstos. É nesse ponto que podemos dizer que um contador deixa de ser uma obrigação, um custo, e passa a ser um investimento. Torna-se mais uma peça importante nas decisões estratégicas do seu negócio.

Busque por um contador que seja seu parceiro e entenda bem do seu negócio. Um bom escritório de contabilidade sempre estará atualizado sobre as regras dos mais diversos mercados. Ele vai garantir que você esteja sempre com as rotinas em dia – e olha que até para as empresas Simples Nacional tem bastante coisa. É parceiro quando se dispõe a buscar e apresentar novas formas de atuação que poderão levar a uma maior economia. Para tanto, o contador olha além dos números. Observa o mercado, as movimentações políticas para garantir a atualização de em busca de novas oportunidades para os seus clientes. Aliás, foi por isso que a Libra Contabilidade criou o PJfácil, em busca da desburocratização do contato entre cliente e contabilidade, para facilitar o dia a dia dos clientes Simples Nacional. Por trás do PJfácil tem um time antenado com o mercado para garantir facilidade e agilidade aos seus clientes.

Crescimento

A primavera é símbolo de crescimento, renovação. Considerando-se o contador como um parceiro para seus negócios, que terá um papel importante para o desenvolvimento saudável de seu empreendimento, as duas comemorações no mesmo dia parecem ter muito mais em comum além da data.

Quer saber mais sobre quais as obrigações que uma contabilidade cuida? Entre em contato a Libra Contabilidade.

Pode ser pelo nosso WhatsApp 11 9 5000-7000 ou mensagem na página do PJfácil no face: www.facebook.com/pjfacil 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *